Segundo Tempo: pressões pontuais

0 261 0

17/03/2017 POR: Guide Investimentos

Dia de queda do Ibovespa, com pressões especiais no setor de frigoríficos. O dólar e os DIs, no entanto, registram quedas. Lá fora, investidores estão atentos às palavras de Trump e Merkel. E mercados na Europa terminam a semana em alta, sem sustos com a eleição holandesa.

Cenário externo: dólar ainda fraco; atenções se voltam a Trump e Merkel.

As bolsas da Europa terminaram com ganhos leves. O índice Stoxx 600, que monitora empresas de diversos países da região, fechou em alta de 0,1%. Na semana, subiu 1,3%. As razões: (i) expectativas de crescimento mais forte e (ii) uma eleição na Holanda sem grandes sobressaltos.

Nos EUA, Trump e Merkel estão reunidos. Agora à tarde, os holofotes se voltam à coletiva de imprensa de ambos, em Washington. E quanto aos mercados? Bolsas de NY mais próximas à estabilidade; dólar e juros das Treasuries em baixa, ainda em modo “pós-Fed” (afinal, a normalização de juros deve ser gradual).

Do lado “macro”: embora a produção industrial americana não tenha avançado em fevereiro, o índice de confiança dos consumidores subiu mais do que o esperado pelos economistas, na prévia de março. Em suma: a economia dos EUA vai bem. Os mais atentos se lembram da mensagem de Yellen, desta última 4ª (“A simples mensagem é que a economia está indo bem”, afirmou).

No Brasil: operação da PF; e pressões de baixa sobre dólar e DIs.

A operação da PF, chamada de “Carne Fraca”, exerce pressão pontual sobre o Ibovespa, em nossa opinião. Não alteramos a nossa visão positiva para o médio prazo, apesar dos ruídos políticos e recentes desdobramentos.

O índice acionário local, em queda de mais de 2%, é puxado para baixo pelas de BRF, que cai mais de 8%, e JBS, que cai quase 10% (ao redor das 15h, horário de Brasília). Bancos como Itaú e Bradesco também operam em baixa.

Por outro lado, a percepção de risco-país (medida pelo CDS de 5 anos) recua, corroborando a queda do dólar e DIs. O quadro externo também contribui, é claro.

Sobre os movimentos no pregão de hoje*:

Ibovespa: -2,29%, aos 64.273 pontos;
Real/Dólar: -0,71%, cotado a R$3,0968;
Dólar Index: -0,11%, 100,25;
DI Jan/19: +1 pontos base; 9,55%;
S&P 500: +0,06% aos 2.382 pontos.

*Por volta das 15h15, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

Boa leitura a todos!

 

Contatos
Renda Variável*


Luis Gustavo – CNPI
lpereira@guideinvestimentos.com.br

Equipe Econômica

Ignácio Crespo Rey
irey@guideinvestimentos.com.br

Lucas Stefanini
lstefanini@guideinvestimentos.com.br

Guilherme Vasone
grocha@guideinvestimentos.com.br

Rafael Gad
rpassos@guideinvestimentos.com.br

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.

“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“

0 261 0

Cadastre-se e receba nossos conteúdos exclusivos



Comentários (0)

Ordenar por:

Desculpe, comentários para esta entrada estão fechados neste momento.

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!

Bitnami